GAZETA DO NOROESTE MT

Mato Grosso ,

NOTÍCIAS / Hora do julgamento

MPE se prepara para a temporada de júri popular em Juína

Juína News    

02 de Março de 2018 as 09:12

Foto: TV Band de Juína

Deverão ir a júri pelos menos 11 réus, a maioria que estão soltos.

A temporada deste ano do Júri Popular do Fórum da Comarca de Juína, no noroeste de Mato Grosso, começa na primeira semana de março. Deverão ir a júri pelos menos 11 réus, a maioria que estão soltos.

“Neste mês de março teremos uma previsão de pelo menos onze júris, tendo em vista a possibilidade inclusive de haver algumas designações, principalmente por se tratar a grande maioria de réus soltos. Começamos já na semana que vem.” – explicou Danilo Pretti Vieira, promotor de justiça.

Um dos casos que serão julgados e que ganhou grande repercurssão, aconteceu a muitos anos atrás, o caso do homicídio do Sr. Jaime Prone, pioneiro de Juína.

“A maioria desses júris iniciais são de réus soltos, casos antigos, um que teve grande repercussão anos atrás do homicídio do Sr. Jaime Prone. Só teremos um júri envolvendo réu preso, que foram os que trocaram tiros com a polícia após terem roubado uma motocicleta aqui em Juína e foram abordados no trajeto para Brasnorte, então eles praticaram o crime de tentativa de homicídio.”

O Tribunal do Júri, ao permitir a voz ativa do cidadão no julgamento dos crimes dolosos contra a vida, é um elogiável exemplo de participação do povo na edificação da justiça. Não por acaso trata-se de uma instituição, de uma garantia fundamental inscrita no artigo 5o, XXVIII, da Constituição da República.

“O tribunal do júri é um tribunal popular, quem julga é a sociedade, então nada melhor que o povo participar, exercendo sua cidadania. O júri não julga simplesmente fatos simples, ele julga crime doloso contra a vida, principalmente o homicídio. Então participe, visualize e acompanhe todo julgamento.” – concluiu o promotor.











Comente Logo Abaixo




Nenhum comentário foi encontrado, sejá o primeiro a comentar esta notícia.

65 99628 5314

Rua Ramon Sanches Marques , nº 44 , Distrito São Joaquim
Tangará da Serra-MT CEP 78.300-000

Newsletter
       

Copyright© 2013 - 2018. Todos os direitos reservados.