Prefeito quer implantar produção de café em Novo Horizonte do Norte - GAZETA DO NOROESTE MT

A Notícia sempre no tempo certo e do seu jeito!




Cuiabá www.booked.net
+23...+35° C

19 de Abril de 2017 às 12:37

Prefeito quer implantar produção de café em Novo Horizonte do Norte

Da Redação

Tweet

Divulgação

De acordo com o prefeito, nos próximos dias estará se reunindo com sua equipe e, ainda buscar parcerias com o Governo do Estado, através do Programa Pró Café.

Uma Comitiva de Novo Horizonte do Norte, liderada pelo Prefeito Silvano Neves (PSD), visitou vários produtores de café na Agrovila Terra Roxa, distrito do município de Juína. O objetivo foi conhecer as lavouras e buscar informações para implantar a cultura do café em nosso município.

Acompanharam o Prefeito, o Empresário Gilmar do Carmo, proprietário da empresa de torrefação Café do Carmo, Lilian da Silva, Gerente da Cooperativa de Crédito Sicredi, Secretária Municipal de Agricultura Laurinda Mara e o Presidente da Câmara, Vereador Gildo Uliana.

Distante, aproximadamente 60 km da sede do município de Juína, Terra Roxa, tem em torno de 300 famílias que trabalham dedicadamente em pequenas propriedades na produção do café.

Com plantação em 20 alqueires de terra, Ivone Monteiro que antes era empregada, cultiva 30 mil pés de café por ano. “Vendemos a casa em Tangará da Serra e compramos uma chácara com dois alqueires, agora estamos com sete chácaras”, destacou ela.

“Antes eu era mecânico, por orientação de alguns amigos, resolvi mudar para a produção de café por ser mais vantajoso financeiramente e menos trabalho”, mencionou o pequeno produtor Ronaldo Luiz Lima.

De acordo com Lilian da Silva, há no Sicredi uma linha específica para custear a cultura do café. “Temos uma linha exclusiva para fomentar esse tipo de produção”, enfatizou a gerente.

Para Irene Fonseca, a melhor opção na agricultura para o pequeno produtor é o cultivo do café. “Prefiro ser agricultora do que trabalhar de empregada”, disse a produtora.

Plantei nesta área de sete hectares 15 mil pés de café. Tenho um lucro anual de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), explicou o agricultor Antônio Francisco da Silva.

Contente com o resultado obtido na visita, além de destacar a qualidade de produção e o resultado financeiro em pouca área de terra, o Prefeito Silvano Neves ficou encantado com a dedicação que os produtores têm na lavoura.

“Foi uma iniciativa do empresário Gilmar do Carmo e da Lilian da Silva, gerente do Sicredi, estamos contente com o que vimos aqui”, destacou Silvano.

De acordo com o prefeito, nos próximos dias estará se reunindo com sua equipe e, ainda buscar parcerias com o Governo do Estado, através do Programa Pró Café.

“Como um dos principais planos de nossa campanha é na agricultura familiar, queremos conhecer diversidades em produção. Estaremos incentivando e dando suporte na cultura do café, hortifruti, piscicultura, bacia leiteira, entre outros, fazendo com que o pequeno produtor sinta prazer em permanecer na área rural”, finalizou o prefeito.

Comente Logo Abaixo

Vídeo: O pau cantou! Briga de repórter de TV

© 2013 - 2017. Todos os direitos reservados. Gazeta Do Noroeste MT